Mais uma
vez, após muito tempo em estado vegetativo, voltamos a esse local
concentrado de histórias pitorescas de duplo sentido para relatar
mais um fato que insulta a noção de realidade em que a sociedade
moderna, rotulada por valores supérfluos, está estruturada.
Com
frequência, em andanças e peregrinações, desprovidas de
objetivos, pela região semiárida potiguar dos arredores
mossoroenses encontramos várias figuras humanas típicas do sertão
que acumulam conhecimentos complexos e que são pouco valorizados nas
cidades sertanejas onde o que geralmente, se enaltece atualmente, são
as coisas que as causam conturbações urbana.
Dentre
muitos conhecimentos, alguns sábios matutos, após serem
questionados sobre a modificação cultural dos últimos 30 anos na
região, retratam fielmente o caos da sociedade sertaneja atual e
apontam a corrupção politica de todos os poderes instaurados pelo
homem jurídico imposto pela sociedade ocidental, a impunidade dos
crimes cometidos com armas brancas e com armas de fogo por homens e
mulheres corroídos pela loucura capitalista globalizada, a
dependências cada vez maior dos cabeças chatas por entorpecentes
extraídos de montanhas andinas, a exitação juvenil promovida pela
cultura importada de outras regiões a práticas de sexo
indiscriminado fora dos tradicionais cabarés como sérios fatores
de risco ao que resta da comunidade do sertão e consequentemente ao
próprio semiárido como um local para a vida humana.
Eles
dizem que os conhecimentos básico milenares para a sobrevivência
sustentável na região estão sendo subjugados por formas de
vivências típicas dos povos brancos das regiões frias da parte
norte do mundo onde tudo está a beira do caos, como eles próprios
relatam em suas produções cinematográficas que chegam as nossas
casas como meros filmes de entretenimento.
Além
disso, um dos sábios frisou mais alguns pontos importantes que
promovem a derrocada atual da cultura sertaneja da região
mossoroense e a desvalorização da condição humana e dos costumes
sertanejos.
O sábio
da mata branca diz que dois processos típicos dessa condição
depreciativa cultura é a substituição da cachaça natural de
alambiques artesanais pelas cervejas anglo-saxônicas feitas com
grãos geneticamente modificados e a expulsão e o esquecimento do
tradicional forro de baião das festas sertanejas após a predativa
instauração dos impérios dos forrós eletrônicos incrementados
por cabeludos com cabelos chapados e que se dizem safadões,
sertanejos que usam cortes de cabelo no estilo do finado Elvys
Preseley, mulheres exibindo seus corpos esculpidos, com substâncias
que não são derivados do puro leite e do queijo do sertão, como
meros objetos de desejo em palcos repletos de máquinas que refletem
leds e fumaça entorpecente.
Após
isso, o sábio se despediu e disse que tinha que ir e que não podia
mais prozear pois já estava na hora de comer sua rapadura com o
remédio que o médico de coração tinha passado para apaziguar a
sua ansiedade causada pela doença dos cascos do seu jegue de
estimação que estava participava de corridas em troca de prêmios
em farinha, feijão, cachaça e mato fresco pra consumo imediato
pelas reis.
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