domingo, 16 de março de 2008

O valor da dúvida

Ao instaurar esse post neste espaço repleto de imprestabilidade, temos a dúvida e a impressão que tudo que é inserido aqui é apenas uma parte da questão de discussão que foi previamente vislumbrada. É assim que pensamos, a dúvida se envolve em qualquer situação, até aqui nesse ínfimo lugareiro repleto de idéias e palavras distorcidas.

Em diversas situações, como quando estamos assistindo um jogo e acontece um lance de pênalti favorecendo o time que nos torcemos, quando estamos ultrapassando um carro e vem outro no sentido contrario ou quando recebemos nossos rendimentos mensais e vamos ver as contas a serem pagas no mês, ela surge. Ela é a dúvida, que dizem que é a incerteza ou desconfiança de um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessário uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas. Mas qual será o valor desse estado mental ou emoção para as nossas vidas?

Achamos que a dúvida é um estado valioso para nós, pois as nossas ações necessitam de uma avaliação previa ponderada para nos proporcionar uma margem de segurança quando estamos diante de alguma coisa que não é totalmente acreditável. Certamente durante nossas vidas, nos deparamos com situações em que as nossas dúvidas são mais forte do que nossa coragem, e isso pode nos atrapalhar, mas também nos protege.

Então a dúvida, até certo ponrto, é certamente um dos nossos estados mentais mais complicados de se lhe dar, mas também é um dos mais valiosos. Não podemos entregar a nossa mente a esse famígero sentimento, mas também não devemos descarta a duvida da nossa vida, a falta dela pode nos trazer incômodos, espalhar a discórdia no mundo, separar corações, destruir famílias, acabar com as rodas de samba, desmistificar ídolos, causar brigas com bufetes, facas e balas, detonar carros bomba perto de embaixadas, denegrir a imagem de pessoas, afundar o Titanic, realizar uma lavagem cerebral nas pessoas em igrejas, fazer as pessoas matarem, morrerem ou se matarem, e assim vai... aehueuh. Ta bom, são muitas possibilidades. :D

Um comentário:

  1. Só não pode esquecer que somos completamente responsáveis pelas nossas escolhas, que é o que vem imediatamente após a resolução da dúvida! No fear!

    ResponderExcluir