terça-feira, 6 de março de 2007

Dados Digitais

Segundo uma pesquisa da Consultoria IDC Hoje em dia não há espaço suficiente para armazenar todas as informações produzidas no ambiente digital. No ano passado, havia cerca de 185 exabytes armazenados e estima-se que esse número suba para 601 exabytes em 2010. Por outro lado, a produção de dados deve pular de 161 exabytes em 2006 para 988 exabytes em 2010. Essa produção de dados é quase uma cachorrada digital.

A quantidade de dados que transita pela internet é tão grande que daqui a algum tempo os Nerd ambientalistas estarão clamando pela reciclagem de dados digitais e pela diminuição da produção de dados e arquivos descartáveis.

A Pesquisa indica que se a Terra tivesse um disco rígido (HD) para armazenar dados digitais, teria registrado 161 bilhão de gigabytes produzidos somente em 2006 -- o equivalente a 161 exabytes, 330 milhões de anos de músicas no formato MP3 ou três milhões de vezes a quantidade de informações já publicadas em todos os livros já escritos.

Se transformássemos a cidade de Mossoró e sua população em dados digitais, quanto espaço seria necessário para armazenar tudo? Acho que em um HD de 80gb não ia caber, mas talvez em um de 120gb e mais um PenDriver 1gb dava certo.

Um comentário:

  1. Anônimo10:39 AM

    Eita. Esse povo que trabalha na calculadora não tem o que fazer não, é? rs...

    ResponderExcluir